Histórico

O resgate do processo de construção do Pibid UFBA: para compreender o contexto
 

Desde o recebimento da notícia sobre o Edital da CAPES até a submissão do projeto foram realizadas ações coletivas que tinham como horizonte criar oportunidade para o avanço da formação universitária de professores. Um forte indicador dos princípios de colaboração presentes no Programa está presente desde as suas origens, com o envolvimento de inúmeros sujeitos, incluindo professores da universidade, estudantes dos cursos de licenciatura, dirigentes e professores da rede estadual de ensino.

O início da mobilização ocorreu com o lançamento do Edital da CAPES em janeiro de 2008. A partir da provocação de seus professores foi nomeada uma comissão para tratar do assunto e dar apoio à elaboração de uma proposta. Essa comissão procurou mobilizar outros professores das áreas específicas, contando com o apoio dos dirigentes das unidades que também já haviam sido acionados por uma comunicação enviada pela PROGRAD.

Entre as diretrizes do trabalho estava a busca de mais informações sobre a iniciativa da CAPES. Nesse sentido, foi relevante participar da Videoconferência sobre o PIBID, realizado pelo IAT, com a presença do então Diretor da Educação Básica da CAPES, Prof.Dr. Dilvo Ristoff (2008). As motivações apresentadas, bem como as intenções do Programa convergiam com os anseios acumulados na universidade sobre a necessária valorização dos cursos de licenciatura e a garantia de uma formação efetiva que resultasse na melhoria da Educação Básica no estado.

Destacava-se naquele momento, a gravidade do problema do ensino nas áreas de Física, Química e Matemática, nas quais a formação de profissionais é insuficiente para cobrir a demanda das escolas ou há uma significativa mobilidade profissional, com profissionais formados que não atuam na área.

Assim, o primeiro Projeto Institucional do Pibid UFBA (2009) atendia as licenciaturas de Física, Química e Matemática. O segundo Projeto Institucional (2010) incluiu os cursos de Biologia, Teatro, Dança, Música, Pedagogia, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Edc no Campo. O terceiro Projeto Institucional (2011) incluiu os cursos de Artes Plásticas e Visuais, Letras, Educação Física, bem como os cursos de licenciatura do Campus de Barreiras, hoje Univesidade Federal do Oeste Baiano – Biologia, Química, História e Geografia. Em 2012 foram acrescentados os subprojetos de licenciatura em Computação e três propostas Interdisciplinares: Teatro e Educação, Educação Especial e Linguagens.

O Projeto Institucional em vigor contempla os subprojetos de Física, Química, Matemática, Ciências Naturais, Biologia, Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas e Visuais, Letras, Educação Física Pedagogia, Filosofia, Sociologia, História e Geografia.

 

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