Seminário de Formação Pibid 2023 - Resultados

Á Comunidade,

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência realizou o Seminário de Formação PIBID 2023.

O evento reuniu nas tardes da última terça e quarta-feira, 11 e 12 de julho, nas dependências da Escola de Dança da UFBA, os estudantes das licenciaturas UFBA que neste ciclo desenvolvem projetos em escolas de educação básica das redes estadual e municipal de educação.

O seminário buscou promover a integração entre os subprojetos do PIBID UFBA 2022-2024 e o diálogo entre as escolas de educação básica participantes, bem como compartilhar as ações pedagógicas em curso, em sua dimensão conceitual e metodológica. As e os estudantes, reunidos em rodas de conversa orientadas pelas professoras e professores supervisores e coordenadores de área, compartilharam suas propostas e experiências pedagógicas em curso, tomando como referência para as discussões questões fundamentais para a formação e atuação docente, como inclusão, gênero, sexualidades e etnicidades, competências digitais e as mulheres na ciência.

O Seminário, como atividade de formação, é parte fundamental de um programa estruturado como uma comunidade de conhecimento e de práticas e através dele fortalecemos os processos de compartilhamento e colaboração recíproca entre as/os bolsistas, tanto os de iniciação à docência, como as/os supervisoras/es e as/os coordenadoras/es de área.

O seminário, que contou com quase 300 inscritos, movimentou centenas de pessoas nas duas tardes de atividades na Escola de Dança, que abriu suas portas e acolheu a comunidade pibidiana com generosidade e esmero, nos belos e amplos espaços de suas salas de aula e do Teatro Experimental, sempre com a mediação do Prof Thiago Assis, coordenador da área de Artes-Dança, e da coordenadora de ações artístico-acadêmicas da Escola de Dança, Ana Paula Zanandrea. Na programação, a mesa de abertura contou com a presença de nossa Pró-Reitora de Graduação, Profa. Nancy Vieira, do diretor da Escola de Dança, Prof Antrifo Sanches, do Prof José Bites, representando a Secretaria de Estado da Educação BA, e com representantes das três categorias de bolsas que compõem o programa: estudante de licenciatura, Armando Azevedo (Dança), docente supervisora, a Profa. Juliane do Rosário Melo, e docente coordenadora, Profa. Ana Verena Madeira. Na segunda tarde do evento, aconteceu o encontro com supervisores/as e gestores/as das escolas, em diálogo com as coordenadoras institucionais do Pibid, Profa Raquel Nery, e do Residência Pedagógica, Profa Denise Guerra, ocasião em que, além das professoras e diretoras de várias escolas-campo de atuação do PIBID, também compareceram representantes das redes de ensino parceiras, tanto estadual quanto municipal de Salvador.

Mesa de abertura do evento, dia 11/07/2023 - fonte: Equipe PIBID

Todo o evento contou com o suporte técnico e operacional dos estagiários Alex dos Santos Alves, Mahin Fernanda Soares Costa Santos, Vanessa Reis Lima  e Geovana Pereira da Silvado da Coordenação de Projetos Especiais e Tecnologia da PROGRAD, sob a liderança de Patrick da Silva.

O atual ciclo do PIBID UFBA, do Edital Capes 23/2022, iniciou suas atividades em novembro de 2022 e vigerá até abril de 2024. Conta com onze subprojetos: Biologia (coordenado pela Profa. Ana Verena Madeira, Computação (Profa Marta Lícia e Profa. Luma Seixas), Dança (Prof Thiago Assis), Educação Física (Prof Romilson Santos), Filosofia (Prof Jarlee Salviano), Física (Profa. Madaya Aguiar), Letras - Língua Portuguesa (Profa. Lavinia Mattos), Matemática (Profa. Graça Dominguez), Química (Profa Leticia Pereira e Prof Lucas Vivas), Interdisciplinar Ciências Sociais + História (Profa. Laura Oliveira) e Interdisciplinar Pedagogia + Teatro (Profa Urania Maia).

Viva ao PIBID!

Uma das oficinas que ocorrem durante o evento - fonte: acervo do Pibid

Atenciosamente,

Equipe PIBID