Convite para Supervisores de Estágio Obrigatório Não Presencial para estudantes de Licenciatura

À Comunidade,

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal da Bahia (PROGRAD/UFBA) convida profissionais da Educação Básica das redes Estaduais e Municipais e educadores de Organizações Não-Governamentais sem fins lucrativos, para supervisionar estudantes de licenciatura em estágio obrigatório na modalidade não presencial.

Essa ação tem como objetivos: 1) oferecer oportunidades de formação implicadas com os desafios atuais para estudantes de cursos de Licenciatura; 2) apoiar o trabalho remoto realizado por profissionais da Educação Básica e por educadores de Organizações Não-Governamentais sem fins lucrativos que desenvolvam atividades de ensino complementares à Educação Básica, de forma não presencial; e 3) contribuir para mitigar os efeitos do distanciamento social sobre a aprendizagem do público da Educação Básica.

O estágio supervisionado obrigatório compõe carga horária para integralização dos cursos de licenciatura. Os estudantes estagiários estarão aptos a participar em atividades remotas, mediadas por tecnologia de informação e comunicação, atuando junto ao profissional supervisor no desenvolvimento de ações educacionais, tais como elaboração de planejamento pedagógico, realização de jornadas pedagógicas, reuniões de docentes e coordenação pedagógica, elaboração de material didático, aulas síncronas e/ou assíncronas, acompanhamento pedagógico do público da Educação Básica.

Para se inscrever como supervisor de estágio, a pessoa interessada deverá atender aos seguintes requisitos:

I - ser profissional do magistério da Educação Básica, em  exercício na rede pública de ensino, ou educador vinculado a Organizações não Governamentais (ONG) sem fins lucrativos que desenvolvam atividades educativas complementares à Educação Básica;

II - estar desenvolvendo atividades de ensino de forma não presencial, direcionadas ao público da Educação Básica;

III - possuir formação ou experiência comprovada que corresponda à área de Estágio que irá supervisionar;

VI - Possuir anuência da direção da unidade escolar ou da ONG à qual está vinculado.

Neste momento, a demanda de estágios na UFBA é para as áreas de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Computação, Ciências Naturais, Educação Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática, Química.

Para indicar a disponibilidade para supervisionar nossos estudantes, o professor/educador deverá preencher o formulário de interesse (link para download no final da notícia), anexar cópia do currículo profissional e anuência da direção da unidade escolar ou da ONG.

Esses documentos deverão ser encaminhados, ATÉ DIA 07/09, para o e-mail epa.prograd@ufba.br, com o seguinte assunto: “Supervisão de estudantes de licenciatura em estágio obrigatório”.

A lista de profissionais que atuarão como supervisores será divulgada  no dia 10 de setembro no site www.prograd.ufba.br . Podendo ser atualizada quando houver novas vagas.

A formalização da relação de estágio obrigatório se dará por meio da assinatura de um termo de compromisso e elaboração de um plano de trabalho, sem ônus financeiro para os envolvidos.

No caso de dúvidas e/ou mais informações, por favor entrar em contato através do e-mail: epa.prograd@ufba.br

Download do Formulário de Interesse:

Formato PDF

Formato DOCX

Formato ODT

Fonte: PROGRAD UFBA, para ver o artigo orginal clique aqui.