Cursos de capacitação em ferramentas online para o Semestre Suplementar têm alta adesão dos docentes

À Comunidade,

 

Mais de 1800 professores – aproximadamente 65% do corpo docente da UFBA – inscreveram-se no Curso Moodle Instrumental até o dia 06 de agosto. Encerrado o prazo de inscrições dessa primeira turma, a Superintendência de Educação a Distância (Sead) avalia a possibilidade de atender solicitações adicionais de inscrição e assegura: serão abertas novas turmas, antes e ao longo do Semestre Letivo Suplementar (SLS 2020), para atender à totalidade da demanda dos professores.
 
Primeira ação do programa de capacitação desenhado pela Superintendência de Educação a Distância, o curso tem o objetivo de habilitar os docentes em procedimentos de edição e gerenciamento de recursos e atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da Universidade. A carga horária é de 30 horas, a serem executadas no período máximo de 15 dias, exigindo, portanto, dedicação mínima de 2 horas por dia para realização de atividades. As primeiras turmas, de 500 inscritos cada, começarão a ter aulas online no dia 10.
 
“A ideia desse curso é que o professor possa aprender fazendo. É um curso prático, como se fosse uma oficina de construção de uma sala virtual no Moodle”, explica a superintendente de Educação a Distância da UFBA, Márcia Rangel, que destaca o caráter essencialmente instrumental do curso.
 
Além de novas turmas de docentes, deverão ser abertas turmas especialmente voltadas aos técnico-administrativos das unidades acadêmicas, para que eles possam prestar assistência aos docentes ao longo do SLS 2020.
 
Cursos livres abertos
Na quinta-feira (06 de agosto), a Sead também abriu acesso a cinco cursos livres, que têm o objetivo de aprofundar a formação dos professores interessados em ampliar suas habilidade no uso de plataformas, inovações das práticas pedagógicas, requisitos da docência online, uso e produção de mídias na internet como recursos didáticos. A carga horária média é de 20h, e os cursos serão ministrados pela plataforma Moodle. Somente no primeiro dia, foram registradas 250 inscrições.
Para ter acesso, é preciso que o docente interessado tenha conta nesse ambiente, e as ofertas são:
 
 
Este curso propõem uma imersão inicial no AVA Moodle  (Recursos / Atividades), suas funcionalidades e potencialidades pedagógicas.
 
 
O objetivo é estudar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, seus conceitos, interfaces de conteúdo e comunicação que podem compor um ambiente virtual de aprendizagem e as implicações das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação, as possibilidades educacionais na cibercultura, o AVA como outro espaço de saber.
 
 
Busca promover uma imersão inicial no universo das práticas pedagógicas para EaD, contextualizadas com o cotidiano do professor e em busca do processo de comunicação educativa com as múltiplas tecnologias.
 
 
Traz um diálogo sobre a docência online com questões e reflexões para que o educador possa compreender os processos e rupturas da prática educativa em EaD.
 
 
Aborda o uso pedagógico da radioweb, podcasts, videoaulas e  webconferências na educação online. Estabelece um diálogo sobre o tema Educação e Rádio, contextualizando-o à emergência das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC e à Educação a distância online.
 
Fonte: Edgardigital, para ver artigo original, clique aqui.

Voltar