Período: 27 a 30 de abril
O I Simpósio Temático do Pibid UFBA 2015 tem o objetivo de promover a integração das atividades de diferentes áreas e subprojetos do Pibid UFBA. Como estratégias será adotado a socialização dos Planos de Atividades das Escolas e Planos de Atividades dos Bolsistas, elaborados pelos membros do Programa no início do semestre 2015.1. Para promover amplo acesso a esse conteúdo, os planos estão sendo reunidos e serão publicados previamente no site www.pibid.ufba.br.
O Simpósio ocorrerá nas escolas parceiras onde atuam os bolsistas do Pibid. Visando facilitar o deslocamento, foi escolhida uma escola em cada região da cidade de Salvador para receber, em especial, os membros do Programa que atuam na mesma região. Assim, as atividades do Simpósio serão realizadas no Colégio Estadual Odorico Tavares (Região do Centro), Colégio Estadual Luís Viana (Região do Miolo e Brotas), Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Trasporte Pinto de Carvalho (Região do Subúrbio), Colégio Manoel Devoto (Região da Orla).
A dinâmica do evento foi pensada para criar condições de exposição de ideias, troca de informações e projeção de perspectivas de ação conjunta entre escolas e subprojetos, coordenadores, supervisores e bolsistas. Ao longo de cada dia, a equipe composta pelo supervisor e bolsistas, orientados pelo coordenador, fará a exposição dos planos de atividade, com previsão de 10 minutos por apresentação. Após a apresentação de todas as equipes previstas para o turno (matutino e vespertino), serão formados grupos de trabalho para aprofundar a reflexão sobre as atividades previstas, conforme tendências e interesses que emergirem das apresentações. Ao final dos trabalhos ocorrerá uma sessão plenária com o objetivo de mostrar resultados dos grupos.
Com a realização do Simpósio, esperamos poder cumprir com um dos mais importantes objetivos do Projeto Intitucional do Pibid UFBA, o de promover a elaboração conjunta de projetos por coordenadores, supervisores e bolsistas em cada escola parceira, integrando as diversas áreas de conhecimento.